Como Começar um Instagram Profissional do Zero?

Se você já percebeu que aumentar as suas curtidas no Instagram é o primeiro passo para aumentar suas vendas, veio ao lugar certo. Isso pois, hoje, mostraremos como começar um Instagram profissional do zero.

De fato, uma das melhores formas de se começar um negócio na internet é através das redes sociais. E o Instagram se mostra como uma rede em franco crescimento e que permite um forte engajamento com o seu público.

Assim, diversas marcas se empenham em elaborar boas estratégias de marketing na rede, usando de toda a sua criatividade. No entanto, o sentimento geral é de estar perdido.

Assim, as dicas que lhe passaremos, mais abaixo, serão um norte muito bom para você. Fique com a gente e boa leitura.

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Como começar, profissionalmente, no Instagram do zero?

Como já mencionamos, o Instagram é ideal para que você divulgue a sua marca. Assim, é necessário saber como, para usar esse potencial.

Crie uma conta comercial

Existem dois caminhos para se fazer isso. O primeiro, que a maior parte das pessoas fazem, é transformar um perfil pessoal em um perfil comercial.

Assim, no topo do seu perfil, clique nas 3 linhas, do lado direito. Em seguida, selecione Configurações e Conta.

Na próxima tela, escolha mudar para conta profissional. Depois disso, clique em Empresa, para encerrar essa primeira etapa.

A segunda etapa começa com você preenchendo os dados a respeito do seu negócio. E, também, vinculando sua conta à sua página do Facebook.

O outro passo é, literalmente, criando uma conta do zero. Baixe o Instagram no seu celular e inclua um e-mail ao se cadastrar. Ou, então, seu Facebook.

Depois disso, é preciso configurar a conta. No canto superior direito, faça o mesmo procedimento que citamos acima. E, depois disso, comece a usar as demais dicas que passamos

Defina um objetivo para a sua marca

Isso é fundamental em qualquer projeto. Assim, você saberá que está no caminho certo. Além desse objetivo ser um resultado desejado, ele precisa estar dentro das suas possibilidades.

Além disso, é preciso que existam métricas nesse objetivo. Para, assim, você conseguir medi-lo e saber que está tendo (ou não) progresso.

Lembrando que as métricas precisam fazer sentido com o objetivo. E não sobressair-se a ele. Do contrário, seu foco será, apenas, os números e o seu objetivo ficará em segundo plano, fazendo os seus esforços não adiantaram muito.

Elabore sua persona

Para qualquer trabalho de marketing no Instagram é preciso entender a sua persona. Ela se trata de uma personificação do cliente médio.

Ou seja, ela é fictícia, mas possui características reais. Como nome, idade, gênero, profissão e comportamentos. E outras que você julgar necessárias.

A criação da sua persona é vital para direcionar as suas estratégias de marketing, para o público exato. Logo, para isso, é preciso que você conheça o seu público.

Uma vez estabelecida a sua persona, os seus conteúdos poderão ser mais assertivos. E você conseguirá atrair mais clientes fazendo menos esforço.

Monte um calendário editorial

Ter um calendário editorial consiste em fazer um planejamento estratégico das postagens. Para isso, é preciso saber qual é o horário em que o seu público está mais ativo.

Esse é um dado muito valioso. Felizmente, o Instagram pode te ajudar com essa análise. Infelizmente, você só o terá depois de fazer alguns testes.

No entanto, depois de ter essas informações, fica mais fácil criar o seu calendário. Além dos horários, ele deve levar em conta outros fatores, como o famoso #TBT de quinta ou publicações em datas especiais, como aniversários, por exemplo.

Termine de configurar a sua conta

Essa parte pode parecer um pouco chata. Mas é fundamental para que o Instagram lhe auxilie a atrair mais público.

Assim, é necessário que o seu perfil seja o mais claro possível para quem te segue. Logo, nas Configurações, preencha seu endereço, site, horário de funcionamento e todas as informações que se aplicarem.

Quanto mais informações, mas o seu público te entenderá. E mais perto dos seus objetivos você estará.

Poste conteúdos de qualidade

Mesmo que você, de fato, esteja começando agora, os seus conteúdos, obrigatoriamente, precisam ter qualidade. Além de serem bem produzidos e seguir o calendário, os posts precisam ter relevância para o público.

Logo, nada de fazer e publicar de qualquer maneira. Por isso, é bom ter uma linha editorial. Ainda mais em uma rede totalmente visual. Os filtros, também, estão lá para serem usados. Com bom senso, é claro.

Divulgue-se

Quem não é visto não é lembrado. Assim, você deve divulgar seu perfil, para aproveitar todas as possibilidades do marketing digital.

Você pode começar divulgando nas outras plataformas em que participa. E-mail marketing, WhatsApp, Facebook. Enfim, todos esses caminhos são válidos. Independentemente do negócio. Apenas evite o spam.

Anuncie no Instagram

Os anúncios são, sem dúvida, uma das melhores formas de se divulgar um perfil. É um investimento relativamente baixo e que vale a pena, pelo seu custo benefício.

Assim, você consegue atingir um público muito maior. Mesmo que eles não te sigam. Desde que você tenha definido o público-alvo correto ao fazer o seu anúncio.

Tenha interação com o público

A proximidade com o seu público é uma das maiores vantagens do Instagram. Mas, para usufruir dessa vantagem, você precisa manter a interação constante com esse público.

E isso quer dizer que você necessita responder a todas as mensagens e comentários. Além das citações em outras contas.

Reposte as menções que fizeram de seu perfil nos stories, por exemplo. Interaja de verdade com o seu público e mostre que você se importa com a opinião que ele emite, sempre de maneira educada, mesmo quando receber críticas.

Ah, e se possível, com rapidez.

Faça o uso correto das hashtags

Basicamente, as hashtags funcionam como links para conteúdos que as utilizam. Logo, funcionam como ferramentas para encontrarem a sua publicação.

No entanto, o bom senso é fundamental para garantir a efetividade delas. Use, então, apenas as que forem relevantes ao seu negócio e com o post. Tags não relacionadas podem não ter o mesmo efeito. E, até, gerarem punições.

Assim, ajuda criar hashtags com o nome do negócio e o segmento, por exemplo. Além de outras, focadas com o seu nicho de público.

Promova sorteios e promoções

Essa é uma das maneiras de se promover o seu perfil. Mesmo que você não possua muito dinheiro para começar, você pode começar oferecendo serviços não muito custosos. Mas que ofereçam um grande valor para o cliente.

Lembre-se, também, de estabelecer regras claras. Isso facilita o engajamento do público. E, também, o fortalecimento da marca.

Use Stories e Reels

Existem diversas funcionalidades dentro do Instagram. As maiores novidades são os stories (nem tão novos assim) e os Reels. Essas duas permitem que você traga o público mais para perto de você.

E, como sabemos, isso gera engajamento. E o engajamento é o combustível para atingir a sua meta.

Ambos os formatos guardam as suas diferenças. Mas eles se baseiam na produção de vídeos curtos, tão consumidos atualmente. Além disso, o Instagram garante que eles tenham um alcance maior que as publicações normais.

Assim, com base em tudo isso, você já entendeu que é preciso regularidade e análise constante dos seus resultados. Assim, você saberá, exatamente, quando o público está aprovando o que você faz.

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